AGRO

Search
Close this search box.

O uso da internet no mercado do agronegócio no Brasil

O Agronegócio é, sem dúvidas, um dos principais e mais importantes pilares da economia brasileira. De acordo com dados da UFPB, atualmente, um em cada três reais gerados no país, é proveniente do agro. Além disso, cerca de 33% do PIB do país, 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros são responsabilidade desse mercado. Diante dos números, é possível entender um pouco sobre a força que esse setor exerce no Brasil.

Um dos maiores focos que o agro tem tido nos últimos anos é no alto investimento em tecnologia de ponta, dessa maneira, o objetivo é aumentar a qualidade dos resultados nas lavouras. Por isso, as indústrias que participam direta ou indiretamente do processo de cultivo estão fazendo estudos para implementar soluções cada vez mais tecnológicas em seus produtos. Para entender melhor sobre esse assunto, veja a seguir o artigo que preparamos para você.

Tecnologias usadas no agro

Veja a seguir algumas das tecnologias que já foram implantadas e estão auxiliando e muito os produtores rurais em suas fazendas.

  • Drones de pulverização

Algumas extensões de terra possuem terrenos irregulares e de difícil acesso, o que faz com que seja mais complicado para o agricultor conseguir ir até o local. Por isso, os drones de pulverização são muito requisitados nesses casos, isso porque eles possuem a capacidade de sobrevoar essas áreas e ainda fazer a pulverização de fertilizantes, por exemplo, de maneira mais igualitária, o que resulta em menos desperdício do produto e dá a garantia que toda a área foi contemplada com o insumo.

Outro benefício desse equipamento super versátil, é que ele possui GPS e alguns modelos podem vir até com câmeras, dessa forma, o produtor consegue monitorar por vídeo o que está acontecendo na sua lavoura.

  • Softwares e aplicativos

Por meio da programação, foram desenvolvidos softwares e aplicativos que ajudam no monitoramento do plantio, para saber se o cultivo está acontecendo de forma igual para toda a safra. Também existem sistemas de planejamento que são usados antes mesmo de realizar o plantio e outros que ajudam a monitorar o estoque na lavoura.

Nesses casos os dados são de extrema importância para o produtor rural consegue entender em quais pontos ele precisa melhorar, quais são os déficits que a sua fazenda tem e procurar a melhor forma de solucionar esses problemas.

Sobre a Agrofy

Uma tecnologia que ajuda e muito de forma indireta são os sites e e-commerces, como, por exemplo, a Agrofy. que é uma das maiores e mais completas lojas virtuais desse segmento. Isso porque com a possibilidade de poder comprar de diferentes lugares e a qualquer momento, desde que haja acesso à internet, o mercado ficou mais concorrido e os preços mais competitivos.

Além do mais, é muito mais simples ter acesso a produtos de qualidade e poder escolher o que o agricultor quer. Com o objetivo de facilitar a compra e aumentar a concorrência dentro desse setor, os sites e e-commerces vieram para ficar e estão cada vez mais presentes na vida do produtor. Para entender um pouco melhor sobre o que a Agrofy faz, siga no instagram @agrofy.br.

Fonte: G1