AGRO

Search
Close this search box.

Agrisolus aposta em IA em granjas de aves

A Agrisolus, empresa especializada em tecnologias para a avicultura de corte, vai inserir Inteligência Artificial (IA) nos equipamentos responsáveis por controlar a temperatura nos barracões. Para isso, fechou recentemente uma parceria com a companhia catarinense Ghellere, que já trabalha com controladores.

A expectativa é que a nova tecnologia reduza o estresse térmico e aumente a produtividade nas granjas. “É o conceito que chamamos de gerenciador. A Inteligência Artificial irá além do binário, do liga e desliga. O controlador não toma decisões que possibilitem ajustes finos, isso ainda depende de um técnico”, afirmou o CEO da Agrisolus, Anderson Nascimento, ao Valor.

De acordo com ele, produtores que conseguem aplicar uma avicultura de precisão são poucos – cerca de 10% do total, no máximo. “É difícil porque um barracão tem 30 mil animais, em média, e são animais que saem em 45 dias. Então é muito difícil chegar ao nível de indivíduo, como temos em outros setores”, disse.

As tecnologias da Agrisolus estão presentes hoje em mais de mil granjas brasileiras. “Do Rio Grande do Sul ao Ceará, com uma concentração no Paraná, que é o maior Estado produtor”, realça Nascimento. O crescimento da empresa tem sido rápido. Há dois anos, eram atendidas cerca de 150 granjas.

O pacote de soluções oferecido pela companhia atualmente já aumenta em 14% a produtividade dos frangos, conforme informações do CEO. Com o gerenciador de temperatura inteligente, a Agrisolus acredita que os animais sofrerão um impacto ainda menor das mudanças de temperatura e, consequentemente, a produtividade poderá subir mais seis pontos percentuais.

A Agrisolus sustenta que quer ajudar o produtor brasileiro com suas tecnologias, que podem ser uma forma de medir os índices da avicultura no país e criar um selo de bem-estar animal no futuro.

Fonte: Valor Econômico