A irrigação já não é mais novidade no Brasil, hoje o produtor entende que essa ferramenta é fundamental para maximizar sua produção. Associada à irrigação, outra prática também vem sendo muita usada para aumentar a produtividade e minimizar custos com fertilização. Trata-se da fertirrigação, onde se disponibiliza fertilizantes junto a água com a qual se faz irrigação. Essa é uma forma bastante econômica, para irrigar e adubar o solo, que garante menores custos de energia e adubação.
A fertirrigação tem apresentado excelentes resultados, com um melhor aproveitamento dos fertilizantes e uma produtividade bem mais elevada da lavoura. Por esses motivos, o seu emprego vem se generalizando em todos os países nos quais a agricultura apresenta um maior e melhor desenvolvimento. O emprego da fertirrigação é muito importante, porque os recursos naturais hídricos e a disponibilidade de terras cultiváveis estão ficando cada vez mais limitados em todo o mundo e a necessidade de otimizar estes recursos é cada vez mais urgente. Por esse motivo, a agricultura intensiva será, sem dúvida, o caminho a seguir. Para isso, no entanto, se tornam indispensáveis o uso de fertilizantes, de produtos químicos e da água, pois esse conjunto é sempre um fator vital.
Na produção agrícola é muito importante a produtividade com menor custo possível, para que o preço final dos produtos seja competitivo, permitindo a sua venda, tanto no mercado interno, quanto para a exportação, principalmente com o crescente aumento na competitividade nos mercados internacionais. Não só o preço dos produtos é importante: para exportá-los é necessário, principalmente, que eles apresentem uma excelente qualidade. É por esse motivo que a fertirrigação é de máxima importância pois, além de ser mais prática e mais econômica do que os métodos tradicionais, ela é mais eficiente para a distribuição da água, dos fertilizantes, o que garante a qualidade dos produtos colhidos.
Fonte: Revista Agropecuaria