AGRO

Search
Close this search box.

Projeto piloto em Mato Grosso visa incentivar a pecuária sustentável

Como parte de um protocolo de intenções assinado em maio pelos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) está previsto para outubro o início de um projeto piloto de agricultura sustentável. A finalidade da parceria é reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio de recuperação de pastagens degradadas.

O Ministério da Agricultura informou na última sexta-feira (28/9) que escolheu o Estado do Mato Grosso para receber o projeto. A ação tem como objetivo capacitar profissionais, além de expandir e recuperar as pastagens degradadas. O projeto almeja estimular a pecuária sustentável, com aumento da produção, redução da pressão por novos desmatamentos, recuperação de pastagens degradadas e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Para isso, foi realizado o pré-mapeamento de 11 municípios mato-grossenses, onde serão escolhidas fazendas para o desenvolvimento de unidades demonstrativas de pecuária sustentável. As propriedades receberão treinamentos práticos, levando em consideração as características locais. Além disso, o projeto vai promover a troca de experiência entre os pecuaristas e a negociação com o varejo para a comercialização dos produtos. O projeto já tem recurso na ordem de 300 mil euros, provenientes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do governo holandês. Fonte: Revista Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária

Fonte: Revista Agropecuária