AGRO

Search
Close this search box.

Seminário internacional sobre produtos alimentares

As oportunidades do Brasil construir mercados para produtos alimentares únicos, como forma de gerar mais renda para pequenos e médios produtores e ainda criar novas possibilidades para varejistas e exportadores, serão abordadas por especialistas e pesquisadores de diversas partes do Brasil e do exterior na segunda edição do Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, nos dias 18 e 19 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Embrapa. O seminário é uma realização do Sebrae Alagoas, Embrapa Alimentos e Territórios e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O tema central do seminário é “Mercados Alimentares que Transformam Realidades” e terá desdobramentos em três painéis de debates. No primeiro, intitulado “Mercados Alimentares e Inovação Social”, os pesquisadores convidados pela organização vão discutir como os circuitos de comercialização podem fortalecer a ligação entre produtores e consumidores e, assim, criar vínculos que vão além das relações mercantis, gerando impactos sociais positivos para a sociedade.

No segundo painel, “Construção de diferenciais para transformar realidades”, serão abordados como usar aspectos extrínsecos dos produtos para diferenciá-los, tais como relações com as tradições, a cultura local e a biodiversidade, como forma de gerar mais renda para produtores, varejistas e abrir novas oportunidades de mercado.

O terceiro e último painel traz o tema “Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo” e vai mostrar como a transformação digital pode e deve ser uma grande aliada do relacionamento entre esses dois mundos que, até pouco tempo atrás, pareciam muito distantes.

A programação de cada painel tem nomes de destaque no cenário de pesquisas agroalimentares, como Pedro Arraes, diretor do Departamento de Desenvolvimento Comunitário (DATER), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele vai falar sobre o Plano de Integração do Assentamento ao Mercado (PIAM).

Outro momento interessante deverá ser a experiência da Sociedade Peruana de Gastronomia (APEGA), que será mostrada por Luis Ginocchio Balcázar, consultor em Sistemas Agroalimentares e Inovação.

A forma como a Suíça coloca em prática a estratégia “Swiss Made” para produtos alimentares também consta da programação e ficará a cargo de uma apresentação de Dieter Bratschi, head-data da empresa Adaptagis.

Também está previsto o lançamento do livro “Mercados Alimentares Digitais”, organizado pelos pesquisadores Paulo Niederle, Sérgio Schneider e Abel Cassol. A publicação será apresentada durante a abertura do seminário, que vai contar ainda com um debate on-line com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, e Evair de Melo, deputado federal pelo Espírito Santo. O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, será o moderador dessa interação.

Fonte: Agro Link