AGRO

Search
Close this search box.

Cooperativa incentiva participação de crianças na produção de leite

Após um ano e meio sem atividades presenciais por causa da pandemia, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, do Paraná, retomou os encontros do Clube de Bezerras. O projeto tem como objetivo incentivar a participação de crianças e adolescentes de 8 a 15 anos na produção leiteira e envolve filhos de cooperados e demais jovens da comunidade.

As atividades iniciaram na manhã do último sábado (23), com um café da manhã na Chácara Analândia. Na propriedade, o filho de cooperado Ronald de Boer, que amansou uma bezerra no último mês, apresentou às crianças a trilha de criação das bezerras, desde o pré-parto, o colostro, a cura do umbigo, passando pela lactação até os cuidados para a exposição do animal na programação do Agroleite. Os 15 participantes tiveram contato com uma bezerra da propriedade, deram banho, caminharam com o animal e receberam dicas para a apresentação.

Analista técnica da Castrolanda, Cibelli Neufeldt, responsável por coordenar o Clube de Bezerras, destaca que o projeto incentiva a sucessão familiar. “É um privilégio retomarmos essas atividades com as crianças, despertar o interesse delas na produção leiteira e incentivá-las a assumirem as propriedades futuramente. Aqui, mostramos que a bezerra é o investimento na propriedade, será a futura vaca e é necessário ter todos os cuidados nos primeiros passos dela.”

O gerente executivo de Negócios Leite da Castrolanda, Eduardo Ribas, assinala que, além de aproximar crianças e jovens do negócio, o Clube de Bezerras desenvolve a responsabilidade com os animais. “Para alguns jovens, às vezes, é o primeiro contato com os animais. As crianças mais novas desenvolvem o sentido, o cuidado, a proteção. Além do incentivo à sucessão familiar, tem a questão do cuidado de conduzir e ser responsável por aquele animal durante o período do Clube de Bezerras. Também fortalecemos o contato do departamento com as crianças e as propriedades.”

Fonte: Agro em dia